Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Quarta-feira, 22.04.15

AMANHÃ

O LIVRO

 

       Era uma destas brilhantes manhãs de Inverno, como as não há senão em Lisboa. Abri Os Lusíadas à ventura, deparei com o canto IV e pus-me a ler aquelas belíssimas estâncias: E já no porto da ínclita Ulisseia...

   Pouco a pouco, amotinou-se-me o sangue, senti baterem-me as artérias da fronte... As letras fugiam-me do livro, levantei os olhos, dei com eles na pobre nau Vasco da Gama, que aí está em monumento-caricatura da nossa glória naval... E eu não vi nada disso: vi o Tejo, vi a bandeira portuguesa flutuando com a brisa da manhã, a torre de Belém ao longe... e sonhei, sonhei que era português, que Portugal era outra vez Portugal. Tal força deu o prestígio da cena às imagens que aqueles versos evocavam!

     Senão quando, a nau que salva a uns escaleres que chegam... Era o ministro da marinha, que ia a bordo. Fechei o livro, acendi o meu charuto e fui tratar das minhas camélias. Andei três dias com ódio à letra redonda.

     Mas, de tudo isto, o que se tira, a que vem tudo isto para as minhas viagens, ou para o episódio do vale de Santarém, em que há tantos capítulos nos temos demorado? Vem e vem muito: vem para mostrar que a História, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força; vem para te eu dar o motivo por que nestas minhas viagens, leitor amigo, me fiquei parado naquele vale a ouvir do meu companheiro de jornada, e a escrever, para teu aproveitamento, a interessante história da menina dos rouxinóis, da menina dos olhos verdes, da nossa boa Joaninha.

Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Almira Soares às 23:31



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930