Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Quinta-feira, 18.09.14

VÊM AÍ OS CLÁSSICOS!

 

 

Em vésperas do início de um já passado ano letivo, perguntaram-me do JL quais eram as minhas perspetivas de professora de português sobre esse ano, na altura a começar. E eu pus-me a imaginar que me tinha aparecido o Génio da Lâmpada da Lucidez  no Ensino que, como é da tradição, me tinha proposto formular três desejos e que, sem hesitar, eu aproveitara para dar voz a três graves urgências. Assim, não demorei a responder.

Em primeiro lugar, pedi à minha aparição que a nossa literatura clássica regressasse em força aos programas de português; que a sua presença, agora tímida e residual, deixasse de ocupar um lugar distributivo, mas passasse a ser central nesses programas; que se desqualificassem os falsos argumentos que a têm retirado e que se qualificasse a experiência demonstrativa de que quem sabe ler Os Lusíadas ou os Sermões de Vieira sabe servir-se dos textos do quotidiano, enquanto o contrário não é verdadeiro; que a determinação das leituras programáticas deixasse de ser consequência de uma visão precária, pessoal ou grupal, e passasse a ser fruto de um pensamento estruturado sobre desígnios fundamentados; que se enfrentassem, lá onde elas verdadeiramente residem, as aduzidas dificuldades de leitura dos grandes, belos e indiscutíveis textos, em vez de perversamente os transformar na causa do miserabilismo literário dos programas; que a programação do ensino do português passasse a ser fonte de enriquecimento cultural e não consequência de administrativismos...

Obrigada, Génio da Lâmpada da Lucidez no Ensino! No próximo ano letivo, teremos, na escola, a LEITURA LITERÁRIA DOS CLÁSSICOS PORTUGUESES!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Almira Soares às 14:38



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930