Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Sexta-feira, 09.05.14

A LEITURA

 

1. Frente a um texto, eu não fico parada; ele começa logo a criar um processo de verbalização em mim. A leitura não é uma suspensão de um texto à minha frente, não é um ecrã.

 

2. Perigosamente, as necessidades de alimento do imaginário são apresentadas como absolutamente ligadas ao imaginário do dinheiro. Há as bibliotecas, mundo maravilhoso, gratuito e gratificante, fora do mundo dos negócios.

 

3. A criança não tem em si inscrita a dimensão do tempo. Quem governa o tempo da criança é o adulto. O adolescente não toma o tempo a sério. Sobrepõe-lhe a vontade. A Escola não deve apresentar a leitura como um dilema entre tempo livre e tempo ocupado.

 

4. As respostas de cruz são antileitura, significam o grau máximo da instrumentalização escolar do texto literário.

 

5. Para formar leitores, é imprescindível ser um grande leitor, o que implica quantidade, qualidade, critério, sentido crítico, abrangência e diversificação de leituras, sensibilidade. Implica dados, informação, mas também emoções. Implica experiência e reflexão. Motivar para a leitura não se reduz a «mandar ler», «aconselhar a ler», pregar a «bondade da leitura». É mostrar em pessoa, em espécie, quão interessante é ler. É contar pequenas histórias de quando se estava a ler o livro tal e tal, pequenas ou grandes descobertas, surpresas, curiosidades, episódios, tomando a leitura como uma das linhas interessantes do decorrer da vida. Presença, projeção, em vez de apuradas técnicas e de efeitos lúdicos, espetaculares.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Maria Almira Soares às 22:08


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031