Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Sábado, 28.04.18

HISTÓRIA BREVE DE UM NÃO-LEITOR

Estilo-europeu-Criativo-Retro-nostalgia-livros-Est

 

     Era uma vez um Não-Leitor.

     Não-Leitor vivia cego e surdo para tudo o que fosse livro e leitura, principalmente leitura de literatura. Em algum momento da sua vida, algum mecanismo parasita se instalara em alguma parte de si deixando-o em denegação da possibilidade de ler. Ou, então, tratara-se do crescimento, do avolumar de alguma longínqua má vontade que, alastrando, lhe veio a ocupar a vida toda em modo de não-leitor.

     Chegara o Não-Leitor a um ponto tal do seu estado de não-leitura, que nem sequer se sentia interpelado por nenhuma hipótese, ainda que ténue, de ler, por exemplo, um conto, um romance e ainda muito menos um poema. Passava pelos livros sem os ver, indiferente, como um vegetal. Cortava, de imediato, a sua participação em qualquer conversa em que o tema da leitura pudesse estar embrionário. Dava-se com gente que não lia. Deus o livrasse de assistir a qualquer programa de televisão (dos pouquíssimos que havia) sobre livros e leitura. Ou de estar presente em qualquer sessão com alguma componente respeitante a livros, por mínima que fosse.

   A sua mulher, que também não lia, tinha, por razões de ordem decorativa, posto uma meia-dúzia de livros num vão de um móvel livre de bibelots. Deixou-os estar. Para ele, eram só exterior — bibelots também.

........................................................................................................................................................................................

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Almira Soares às 14:37


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930