Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Sexta-feira, 08.12.17

IMPREGNAÇÃO E METAMORFOSE

         Numa era em que, nos discursos, o tema da escola é favorecido pela tecnocratização, funcionalização, a ideia do agigantamento cultural/literário do professor corre o risco de ser considerada uma entrada não pertinente. As entradas pertinentes para o tema do professor de Português tendem a ser designadas como competências: a competência de vencer a iliteracia enquanto dificuldade de conseguir servir-se de escritos da vida corrente; a competência para vencer a incapacidade de utilizar bases de dados ou ler/apreender tabelas ou esquemas; a competência para ensinar a redigir notas breves para relatórios... Incongruentes com o desígnio de educar leitores.

dificuldade na leitura.jpg

     Educar o leitor é abrir uma brecha neste discurso e falar, a propósito da leitura escolar, de preponderância do professor como modelo, pensando a educação como uma metamorfose iniciada pelo desencadear de uma impregnação. Educar o leitor é desclassificar o desejo de alguém se deixar impregnar por um escrito da vida corrente, por uma base de dados; de alguém sentir o poder transformador de umas notas breves para um relatório.

     Integrar a educação do leitor num processo de mudança identitária da escola é desclassificar uma atitude educacional «sempre pronta a sacrificar o inútil à utilidade imediata.»[1]   e dar razão à asserção de Patrick Wormald: «Who wants to be useful when one can sit there looking pretty?»[2]

 

[1] LOPES, Silvina Rodrigues, Literatura, Defesa do Atrito s/l., Edições Vendaval, 2003, pág. 16.

[2] Patrick Wormald in TLS nº 5259, 16/1/2004.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Almira Soares às 15:06


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31