Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)
O melhor roteiro que pode levar um leitor de livro em livro é o seu próprio gosto que se vai formando à medida que vai lendo. Como em muitas outras coisas, o caminho vai-se descobrindo à medida que se vai andando. Há, no entanto, sempre a possibilidade de criarmos situações que nos levem a saber da existência deste ou daquele livro e, até, a procurá-lo para comprovarmos as respostas que essas situações nos vão pedindo. E esta é mais uma via para, através de uma certa forma de jogo, ter acesso à referência e à existência de livros e, talvez, suscitar assim a vontade de ler algum deles. Aos jovens que gostam de ler, mas nem sempre sabem o que hão-de ler ou não querem ficar limitados à informação disponibilizada pela restrita actualidade, é útil fornecer listas como ponto de partida para as suas procuras e continuação das suas experiências e escolhas de leitura à medida que, porventura, forem fazendo um percurso, talvez aleatório, talvez criterioso…
Ser leitor é ter em si a possibilidade de escolher, de experimentar, de gostar, de não gostar, de criar sentido crítico, de ter preferências sim, mas não de ficar agarrado apenas a um tipo de livros.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.