Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Segunda-feira, 25.09.17

O PROFESSOR LEITOR

perfil02.jpg

       Para que um professor forme leitores tem de ser um grande leitor. Não basta querer, não basta desejar, tem de ser. Ser leitor é ter lido. Se para ensinar gramática é necessário saber profundamente a gramática da língua, para formar leitores é imprescindível ser um grande leitor, o que implica quantidade, qualidade, critério, sentido crítico, abrangência e diversificação de leituras, sensibilidade. Implica dados, informação, mas também emoções. Implica experiência e reflexão. Motivar para a leitura não se reduz a «mandar ler», «aconselhar a ler», a pregar a «bondade da leitura».

perfil02.jpg

É necessário mostrar-se leitor em pessoa, em espécie, contar pequenas histórias de quando se estava a ler um certo livro, pequenas ou grandes descobertas, surpresas, curiosidades, episódios, como se ler fosse uma das linhas interessantes do decorrer da vida. Presença, projecção, modelo, em vez de espectacularidade e tecnicismo.

perfil02.jpg

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Almira Soares às 14:54


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930