Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

scriptorium

"Tal como surgiu diante dos meus olhos, a esta hora meridiana, fez-me a impressão de uma alegre oficina da sabedoria." (Umberto Eco, O Nome da Rosa)



Domingo, 26.11.17

SARAMAGO

6e29e03fc893_jose_saramago_leandro_schenk.jpg

    Os grandes romances de Saramago, como o Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, não são rios, são maremotos provocados pelo brusco desajuste das placas em que assenta o pensamento comummente aceite. Subjacente, no seu magma profundo, é acionada uma ideia que não busca simplesmente uma solução. Autoalimentando-se, crescendo, inventa uma nova geografia. Uma resposta direta, bombástica, definitiva, transformá-la-ia num debate, não num romance. Que dispositivo é, então, esse que transforma uma grande ideia num grande romance? Que dinâmica é essa que transforma energia mental em energia literária? Que corrente capta essa ideia e a distende, conduz, temporiza, disjunta? Que processo a vai fazendo avançar até que se esgote e pare?

A mais profunda dinâmica coesiva do romance saramaguiano não pertence à linearidade da lógica temporal. O E se...?, profundo e primeiro, circula numa rede nervural complexa, boa condutora de processos de atração/repulsão, contacto, que se desmultiplicam numa sucessão de novos E se...? geradores de novos impulsos. O seu híbrido genoma, oratório e narrativo, configura uma textualização de tipo vieiriano, adoçada por um certo lirismo desviante da pura racionalidade e estimulante da defetível e cúmplice condição humana. O texto dos romances de Saramago é nervurado por trilhos onde vai correndo a seiva da sua ideia original que os mantém vivos e coerentes, literários. A arte romanesca de Saramago é a de saber vigiar, manter, adequar, a pulsação dessa seiva literária como se fosse coisa natural.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Maria Almira Soares às 20:24


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930